BMW F650 Forums banner

Garfos WP montados na minha F650GS Dakar, muito mais fáceis do que a configuração YZ/WR que outros fazem.

24K views 15 replies 6 participants last post by  will-dakar  
#1 · (Edited)
Em primeiro lugar, a maioria das pessoas adapta os garfos YZ e o kit de montagem, pois você não precisa virar a coluna de direção para encaixar os rolamentos da cabeça BMW... mas você tem que comprar um suporte de freio personalizado, eixo e algo mais (desculpe, não consigo lembrar da última parte) que custa mais do que eu gastei em toda a minha construção.

Minha maneira usa todas as peças de prateleira e, em seguida, apenas um pouco de usinagem. Tudo isso demorou um pouco para eu descobrir (14 meses), pois ninguém fez isso dessa forma ainda, então foi isso que eu fiz;

-Comprei as pernas do garfo WP (***********) de um CCM 644 de 2001. Eles usam um eixo de 17MM que é o mesmo do BMW, então ele se encaixa nos rolamentos das rodas BMW. Meu cara do garfo disse que seria inútil gastar dinheiro sério re-valvulando e molando-os, pois eles já estão muito próximos de serem valvulados e molados para o peso da BMW de qualquer maneira.

-Comprei coroas de um KTM LC4, pois elas têm um rake de 20 graus (CCM tem um rake de 17 graus) e uma coluna de direção mais longa.

-Comprei um suporte de freio KTM do lado direito do KTM 640 Adventure (KTM e BMW usam o mesmo freio Brembo), isso é para que eu possa usar o disco BMW 300MM original. Mas você terá que remover as arruelas dos parafusos do disco ou eles atingirão a pinça quando a roda girar.

-Usinagem - Então, a única engenharia para todo o trabalho é aparar a coluna de direção, aparar os espaçadores da roda (em 1,5MM) que vieram com os garfos CCM e remover a parte rosqueada na tampa do rolamento superior BMW original. Meu amigo está fazendo isso de graça, mas eu tenho uma cotação de £ 35 para apará-lo.
Coluna de direção

Placa superior do rolamento, remoção do suporte do rolamento,

Eu usei os espaçadores BMW em ambos os lados e, em seguida, o CCM aparado no lado do disco.

Quando tirei a última foto, eu não tinha empurrado o eixo até o fim, mas ele passa por todo o caminho.

-Eu também fiz um batente de direção e um suporte de barril muito básicos. Pode não parecer o melhor, mas eles funcionam muito bem.

A Touratech vende o kit para fazer isso por... e prepare-se para isso... £ 3200, enquanto o custo total de todas as minhas peças; garfos, garfos, cabide, linha de freio, eixo e usinagem me custou um total de £ 412 - pechincha

e com meus tanques TT39 antigos, novos em breve
Image

E agora com minha configuração de farol KTM Adeventure, em breve
Image

#6 · (Edited)
Will,

ótimo trabalho.

Sinto-me um pouco picado, no entanto. Há outros que o fizeram desta forma (eu, por exemplo). Eu rebaixei a coluna de direção e usei garfos de uma KTM 950 Adv S. Roda dianteira de uma EXC 400 e um disco de 32 cm.

Há também um outro sujeito aqui que fez a mesma coisa, Richard (Kiwi). Ele também tinha um site detalhando a conversão.

#8 ·
Will,

ótimo trabalho.

Sinto-me um pouco picado, no entanto. Há outros que o fizeram desta forma (eu, por exemplo). Eu rebaixei a haste da direção e usei garfos de uma KTM 950 Adv S. Roda dianteira de uma EXC 400 e um disco de 32 cm.

Há também outro sujeito aqui que fez a mesma coisa, Richard (Kiwi). Ele também tinha um site detalhando a conversão.
Cheers cara e sim, eu vi fotos da sua e realmente gostei :bowdown: Por que você se sente picado?
Estou convertendo para garfos KTM Adventure também, pois tenho rodas KTM 950 adventure, dianteira e traseira, que se encaixam perfeitamente em nossas motos. Eu também tenho um disco de 320 mm no meu agora, uma das peças de reposição antigas de Nick Plum.

#10 ·
Eu deveria ter dito que meu orgulho foi ferido quando sua postagem original disse que ninguém mais tinha feito isso dessa maneira. Não se preocupe, estou apenas envelhecendo.
Ah, entendi, sim, eu sabia que outros (como você) tinham feito a conversão do garfo WP, mas quando eu disse 'ninguém fez do meu jeito', eu quis dizer manter a roda F original, sem necessidade de revalvular, sem mais links de choque traseiros etc. tornando o processo muito mais barato :)